Viajar não é só mil maravilhas, às vezes temos que lidar com alguma burocracia também.
Procuração de Plenos Poderes, por exemplo, quem ai já ouviu falar?

O que é e porque ela é tão importante no planejamento de uma viagem de longo prazo?
Esse é assunto do post de hoje 🙂 !

O que é?
Trata-se de um documento oficial que nomeia um procurador como seu representante legal para execução de qualquer procedimento em qualquer esfera. Basicamente, é alguém que pode responder legalmente em seu nome durante sua ausência.

Onde e como fazer?
A procuração é emitida em cartório e procedimento pode mudar, mas o modelo básico de procuração é fornecido sempre pelo próprio local. Eu emiti o meu documento com o cartório da Consolação, aqui em São Paulo mesmo e para tal o procedimento foi o seguinte:
1. Enviar um e-mail para a representante do cartório com meus dados e os dados do meu procurador (documentos pessoais, data de nascimento, profissão e endereço);
2. Receber e aprovar por e-mail a minuta da procuração;
3. Agendar a data para assinar o documento no cartório em questão.
Detalhe: O procurador não precisa assinar, portanto sua presença é dispensável. Somente você assinará sua procuração e para isso deverá também ter firma aberta no cartório em que escolher.

Quanto custa?
Atualmente o valor para emissão é de R$ 214,15, não parcelável.

Porque fazer?
Imprevistos e emergências podem acontecer quando estamos longe de casa. Ao planejar uma viagem de longo prazo estamos expostos por mais tempo a uma possível eventualidade e por isso é importante ter um representante legal no seu país de origem para poder resolver qualquer problema.
Lembre-se que o seu portador poderá assinar qualquer coisa por você, resolver assuntos bancários, vender ou compras bens em seu nome e até te casar ou divorciar 😛 kkk, portanto somente nomeie uma pessoa de sua extrema confiança para essa função.

Com quem deixar?
O documento original deve ficar com seu portador, pois em caso de necessidade ele deverá apresentar a documentação legitimando sua validade.

Acabou 🙂
Super fácil e apesar de não ser barato é importante para que você tenha segurança e tranquilidade na sua viagem. Por favor, não deixe de fazer se for o seu caso.