Oh CANADÁ!
Queridinho da América Norte, o país que já chamava atenção se tornou ainda mais popular entre nós depois de liberar a Autorização Eletrônica de Viagem (eTA) para brasileiros.

O eTA substitui o tradicional visto para aqueles que possuem um visto americano válido, ou já possuiu um visto canadense válido nos últimos dez anos. Se quiser saber mais, eu já contei todos os detalhes sobre valor, critérios e validade nesse post.

Para quem não acompanhou no insta – segue lá @sobreaestrada – o Marcelo tirou agora em janeiro o visto de turismo para visitar o EUA (em breve vou contar como foi esse processo também). E hoje, quero mostrar para vocês o passo a passo da solicitação do eTA para quem tem o visto de turismo americano válido. Prepara a caneta e o papel e acompanhe:

*Antes de começar, o Consulado Canadense disponibiliza um manual de preenchimento do eTA em português, para consultar o documento clique aqui 🙂 .

1. Acesse o link do consulado (aqui) e selecione “Apply for an eTA” ao final da página.

2. Uma nova tela se abrirá, perguntando se você é portador de um passaporte emitido pela França ou não. Escolha a opção “no” e clique em “Continue” e depois em “Continue to the eTA application form“.

3. Outra tela perguntará se você está aplicando em nome de alguém, responda “no” e clique em “next”.

4. A próxima página irá perguntar sobre a nacionalidade do seu passaporte, se você possui o Green Card americano, se você já teve visto canadense e se tem o visto de turismo americano.

5. A seguir uma página solicitará os dados do seu passaporte, número, expedição e validade.

6. A seguir virão as perguntas comuns: dados pessoais, informações de trabalho (caso se aplique), informações de contato, endereço e informação de data da viagem (se não tiver, responda não).

7. A seguir virão as “Background Questions” e por favor responda NÃO em todas tá kkk 😛 .

8. A seguir estará o “Consent and Declaration“, onde você clicará em “I agree” concordando com os termos e assinará com seu nome por extenso, igual está no passaporte.

9. Por fim é hora do pagamento, que deve ser feito com cartão de crédito internacional.

10. Pagamento aprovado, acabou, basta espera o e-mail dizendo se seu eTA foi aprovado ou se eles precisam de mais informações (pode acontecer, mas não aconteceu com a gente).

O tal do e-mail do consulado com o eTA aprovado:

Facinho, né não?
Se tiver qualquer dúvida deixa aqui em baixo que eu respondo assim que puder 😉 .
Logo logo eu volto com o tutorial do visto americano.