Seguindo em nossa road trip, deixamos Pernambuco com muito amor no coração e muita vontade de ficar, mas já era hora de seguir em frente e descobrir mais do que esse nosso país poderia nos dar (se você ainda não viu, a primeira parte dessa viagem está aqui 🙂 ).

Chegamos ao estado da Paraíba sem a menor ideia do que encontrar pela frente.
O destino chama atenção mais ainda não é popular se comparado aos seus vizinhos, então fizemos um roteiro um pouco mais aberto, fixando apenas os pontos que não poderíamos deixar de ver e deixando o resto do tempo livre para descobrir aleatoriamente a região.

Ficamos dois dias por lá e foi mais do que suficiente para ter uma certeza: temos muita paixão e respeito pela Paraíba e esse é sem dúvidas um dos nossos estados favoritos 😀 .

Ficou curioso?
Quer sentir só um gostinho?
Confere as fotos que vem a seguir.

Primeiro dia
Logo após a divisa de PE está o municio de Pitimbu, nossa primeira parada. A cidade é conhecida pela pesca de lagosta e outras especiarias e fomos direto até a Praia de Pontinhas para relaxar e conferir o restaurante mais famoso de lá, o Restaurante do Eterno Ex Gordo.

Mas você sabe, viajar tem imprevistos e a tal lagosta estava em falta naquela semana por causa da maré (faz parte 😛 haha). A qualidade do lugar parece ter caído bastante depois que o dono faleceu e deixou a administração na mão do filho 🙁 , de qualquer maneira, ficamos horas jogando conversa fora com o coordenador do local que nos ensinou tudo sobre a vida das pessoas ali. As opções do menu eram limitadas mas a comida estava ótima, valeu a experiência por tudo isso.

Almoçados, seguimos para Coqueirinho, bastante procura pelos turistas e locais. Essa praia tem uma beleza única, repleta de coqueiros e falésias coloridas, um dos lugares mais lindos que já vimos e uma ótima opção para passar o dia.

Chegamos em Jampa já ao final do dia, em busca do nosso hostel – o Frederica, aliás, melhor lugar da vida (demos essa dica aqui). Lá encontramos o Thiago e o Alexandre, sócios e amigos de infância, que fundaram o negócio e juntos estão fazendo um trabalho incrível. Sempre insistimos que a melhor parte de uma viagem são as pessoas, e continuamos acreditando nisso.

Segundo dia
Saímos logo cedo para explorar a cidade de bike, alugamos as magrelas no nosso hostel e pedalamos até o icônico Tambaú Hotel, a avenida da orla fica fechada até as 9 horas da manhã, todos os dias para pratica de exercício e achamos incrível.

Depois fomos na caminhada conhecer o badalado bairro Bessa e suas mansões e aproveitamos para almoçar no Golfinho, melhor lugar que provamos em João Pessoa.

De tarde fomos conhecer as praias de Cabedelo, município vizinho e onde ao final do dia as pessoas se reúnem no Rio Jacaré para assistir o por do sol ao som de Bolero de Ravel.

Aliás, o por do sol é o ponto alto da visita ao estado, sem dúvidas algo que não pode ficar fora do seu roteiro. Antigamente a galera assistia ao show nas barracas na beira do rio, mas elas foram desativadas pela fiscalização ambiental. Atualmente para estar mais perto do evento são oferecidos passeios de barco ao som de forro e apresentação de dança típica.

Nós pegamos uma embarcação na hora, não foi necessário agendar, pagamos R$70 para os dois, incluindo o valor do estacionamento e apesar de caro, achamos que valeu a pena. Todo o espetáculo é lindo e dá vontade de chorar, temos muita gratidão por esse momento.Comemoramos nossa última noite no terraço Frederica, apaixonados por João Pessoa, pela Paraíba, pelas pessoas que cruzaram nosso caminho e fazendo planos de voltar, de comprar uma casa por lá de viver um pouco mais desse lugar que cresce cada dia, sem perder suas raízes.

Se você me perguntar se vale a pena ir até lá eu vou te perguntar o que você está esperando. Não tem badalação, fama, uma estrutura turística gigantesca, mas tem verdade, muito trabalho duro envolvido e muita boa vontade. Tem praias lindas, bons preços (cerveja muito barata) e muita alegria, muita vida. Tudo para inspirar e tudo que buscamos não é?
Voltaremos logo, a gente se encontra lá. 😉
Ps. confira nosso vídeo do Bolero de Raval aqui!