No post sobre Olinda eu comentei que as praias da cidade não são próprias para banho devido à poluição e eminência de tubarões na área (pois é, tubarões 😛 rs)! Mas não dava para visitar Pernambuco sem cair em suas águas quentes. A solução então foi subir em direção ao norte para encontrar dois paraísos naturais de cair o queixo. Quer ver?

Maria Farinha
Localizada em Paulista, município vizinho a Olinda, há apenas 35 quilômetros de Recife, essa praia de areias fofas e mar calmo é conhecida entre os locais, porém ainda não muito procurada pelos turistas. Fora de temporada vira quase uma praia deserta, ideal para quem quer relaxar.
Foi o que fizemos, relaxamos em uma praia praticamente privativa 🙂 .

Também aproveitamos para almoçar no Restaurante do Senhor Luis (o estabelecimento leva o nome dele) e ficamos horas conversando com ele e sua esposa – Dona Ceiça – dois amores de pessoas que nos ensinaram muito sobre a vida no local (com suas alegrias e dificuldades).

Ilha de Itamaracá
Bem mais famosa que a primeira, Itamaracá é um município e uma ilha.
Oferece em toda sua extensão litorânea muita estrutura aos visitantes.

A Praia do Forte Orange é a mais procurada, lá estão dispostos vários quiosque e é lá que você encontra o Forte Orange, erguido pelos holandeses e reconstruída pelos portugueses na época das disputas coloniais (a visitação ao monumento é aberta e gratuita 😉 ) .

É dessa praia que saem os barcos para Ilhota Coroa do Avião, um banco de areia que ganhou esse nome por parecer o topo de uma aeronave que caiu no mar. Infelizmente não conseguimos ver bem porque pegamos um momento de maré alta 🙁 .

Os preços em Forte Orange são salgados e os passeios de barco só podem ser pagos em dinheiro – mas o caixa eletrônico mais perto fica seis quilômetros de distancia dali, ou seja… Melhor ir preparado 😉 .

Chegar em Itamaracá é simples, são 85 quilômetros saindo de Recife e cruzando o Canal de Santa Cruz (que separa a ilha do continente) por uma ponte de madeira. É longe mas vale a pena ir até lá.

Esses dois lugares não podem ficar de fora em sua visita à Pernambuco, o mar quentinho, a brisa fresca são um convite especial. Recomendo muito!
A próxima parada da Road Trip será na Paraíba, estado do nosso coração.
Não perca 😉 .