Muito se falou, no começo deste ano, sobre a suposta isenção de visto para brasileiros visitarem o Canadá. Achamos que a essa altura esse assunto já foi muito bem esclarecido mas não custa reforçar: o visto NÃO foi isento e sim facilitado para brasileiros que atendam alguns requisitos.

Ou seja, nós ainda precisamos de visto para visitar o Canadá e o processo de obtenção continua o mesmo, exceto para aqueles que:

1 – possuem um visto americano de qualquer tipo válido (ou green card);
2 – já possuíram um visto canadense nos últimos 10 anos.

Quem se enquadra em uma ou ambas condições pode requerer completamente pela internet o eTA, sigla em inglês para Autorização Eletrônica de Viagem, que substitui o visto tradicional.

Eu, Camila, me enquadro na segunda condição pois tirei o visto de residente temporário em 2010 quando fiz meu intercambio em Toronto. E vou contar para você como é o processo de solicitação 😉 .

Bora lá?

1. Descubra se você precisa mesmo de um visto para visitar o Canadá e qual o melhor tipo de visto para o seu caso, neste link aqui.
2. Comprovou que é elegível para o eTA? Beleza 🙂 . Tenha em mãos o seu passaporte, um endereço de e-mail válido e um cartão de crédito internacional. O link oficial do governo canadense está aqui e é lá – logo ao final da página – que você encontrará o botão de aplicação.

3. Será aberta uma página onde você deverá preencher as informações do seu passaporte, como número, válidade e afins e logo depois as informações do visto americano que você tem ou canadense que você teve. Não se preocupe, a página está em inglês mas nela você encontra um guia para preenchimento dos dados, em português, é só baixar por lá!!4. Preencha os dados de cobrança da taxa de emissão do eTA, que atualmente é de CAD 7,00.
5. Pronto, só aguardar sua autorização chegar por e-mail (a minha chegou em minutos). Se isso não acontecer basta você acompanhar sua solicitação neste link e se quiser saber quanto tempo está levando o processo em média é só consultar neste outro link.

Alguns detalhes importantes:
* O eTA não precisa ser impresso, a informação fica eletronicamente vinculada ao seu passaporte;
* É válido por 5 anos ou até vencer o seu passaporte (o que acontecer primeiro).
* Não é permitido para quem quiser entrar no país por outro meio que não aéreo.

Muito fácil, né?
Quem ai tá de malas feitas para o Canadá?
Também quero de novo 😀 .