Não existe segredo, para encontrar bons preços para sua viagem é necessário: tempo, paciência, flexibilidade e muita pesquisa. Seguimos essas máximas e tem dado certo até então 🙂 .
Vamos falar de cada uma individualmente e dar nossas dicas para quem quer comprar os bilhetes para as próximas férias sem esvaziar os bolsos!

Tempo
Não necessariamente os preços serão melhores muitos meses antes da partida, mas te permite tomar decisões com mais calma e até esperar por alguma promoção.

Paciência
Importantíssimo, procurar por qualquer coisa é estressante e procurar por passagens pode ser ainda mais estressante – além de chato, bem chato. Paciência vai te ajudar a comparar os preços com mais empenho e dedicação, além de evitar frustrações.

Flexibilidade
O item mais importante, ser flexível vai te ajudar a encontrar preços ainda melhores. Poder escolher entre um horizonte maior de datas e destinos amplia e muito o leque de oportunidade. Se prepare para decolar numa terça de madrugada em vez de sábado de manhã e para trocar o destino desejado por outro talvez não tão desejável mais igualmente surpreendente. Quando você escolhe data e local, limita muito as suas possibilidades e te obriga a pagar o preço por isso (que nem sempre é baixo).
Por duas vezes escolhemos o destino – Bariloche e Cusco – e a data e pagamos bem mais caro pelas passagens. Valeu a pena? Totalmente, sempre vale a pena investir no sonho mas poderíamos ter viajado para outros lugares com tarifas mais baratas, escolhas 😉 .

Pesquisa
Esse é o item mão na massa. Pesquisar o máximo que puder, em horários distintos e em plataformas distintas te farão, não só entender os valores médios das tarifas mas também te ajudará encontrar uma boa opção para sua trip, certeza!

O nosso modelo de compra
A partir do momento em que temos férias confirmadas começamos a buscar por passagens aéreas no site Google Flights e Skyscanner. Esses são atualmente nossos buscadores favoritos por um único motivo: você pode buscar tarifas para QUALQUER lugar do mundo em um determinado período de tempo. Então colocamos lá: passagens para inicio de novembro para qualquer lugar e os buscadores trazem os preços para aquelas datas nas principais cidades do mundo e o link direto para oferta – seja direto com a companhia aérea ou com agências de turismo. Deste modo escolhemos a tarifa mais barata dentro das opções que ainda não conhecemos e vamos (foi assim que voamos para Montevidéu, Santiago e Assunção, eram os destinos mais baratos para as datas que tínhamos disponível).

Google Flights

Quando nem assim as passagens cabem no nosso bolso apelamos para os feirões.
Em média uma vez ao mês as companhias nacionais promovem os famosos feirões de fim de semana – ofertando trechos promocionais para compras feitas entre a noite de sexta até a noite do domingo. Essas promoções não tem datas especificas para acontecer, por isso o fator tempo é importante, para ir acompanhando com calma até encontrar a oportunidade ideal (foi assim que compramos as passagens para Recife e para Fortaleza por preços incríveis).

Skyscanner

Dicas Extras:
* Utilize a janela anônima do seu navegador para que seu histórico de pesquisa não fique salvo nos cookies dos sites de busca (eles usam esses dados para avaliar as intenções de comprar dos usuários e podem omitir promoções para os trechos que você acompanha com mais frequência);
* Dizem que as tarifas ficam mais em conta durante a madrugada e às terças-feiras, já pesquisamos nesses horários mas nunca comprovamos esse fato;
* Acompanhe o site Melhore Destinos, ele avisa quando encontra promoções em trechos e hospedagens, inclusive alertou todo mundo sobre o último bug da AirEurope que vendeu passagens para Paris por R$1.112 ida e volta com taxas (e nós perdemos 🙁 ).

Bom, é isso.
Esperamos que tenha sorte na sua busca e boa viagem 😀 .