Cusco é definitivamente uma cidade barata nos quesitos: alimentação e hospedagem 😀 . Ficamos gratamente surpreendidos com a hospitalidade dos “cusquenhos” e com a qualidade da comida que encontramos por lá e queremos deixar nossas indicações caso esteja planejando uma viagem ao Peru.

Reservamos pelo Booking nossa estadia no Kurumi Hostel, baseado somente nas avaliações que lemos sobre o lugar e não nos desapontamos. A localização próxima da praça central e a equipe sempre disposta a ajudar facilitaram muito nossa vida. Somente três pontos deixaram a desejar: o quarto não tinha aquecimento, a internet só funcionava quando o hostel estava vazio e o café da manhã era uma bagunça total hahaha. A diária em quarto triplo com banheiro privativo custou apenas R$110. Bom, né?

Agora ao que interessa na vida: COMIDA 😛 !!
A maioria dos restaurantes oferecem o Menu Turístico que é composto por entrada, prato principal, sobremesa e bebida, sempre pergunte por ele. São pratos grandes que servem até duas pessoas sem muita fome e custam em torno de 20 a 25 soles peruanos (algo em torno de R$20-25 na cotação atual). Dentre as opções oferecidas você pode provar algumas iguarias da culinária andina, como carne de Alpaca e Cuy (respectivamente lhama e porquinho da índia) e bebidas como o Pisco Sour e a Chicha morada. Existem também opções de massa para os vegetarianos, tudo mundo fica feliz 😀 !

Nós experimentamos e aprovamos os menus do Ama Lur e do Andean Grill. Estivemos no Antojitos para um café – ótimo, por sinal – e vimos que por lá eles servem o Menu Turístico também.

Outro lugar incrível para visitar, comprar e provar as comidas e iguarias mais típicas de Cusco é o Mercado Central de San Pedro. Foi por lá que o Marcelo provou o Cuy recheado de ervas e onde compramos chocolates peruanos puro cacau. Vale mencionar, se você tiver estômago fraco evite a sessão de carnes 😉 .

Nossa última indicação é para quem quer cair na noite, estivemos no Norton Rat’s Tavern ou simplesmente Norton Pub que tem uma vibe muito bacana e uma vista muito legal para a Plaza de Armas. Infelizmente esquecemos de levar câmera e celular e não temos fotos para compartilhar, mas vale muito a dica, muitas opções de bebidas e porções. Ai, deu até uma saudade kkk.

Bom é isso 🙂 , pode ir tranquilo pra Cusco que o almoço e a cama estão garantidos.

Guia Rápido:
Norton Rat’s Tavern –
Calle Sta Catalina Angosta 116, Cusco, Peru +51 84 246204
Ama Lur – Calle Plateros 323, Cusco, Peru +51 84 224203
Antojitos – Calle Marquez 284, Cusco, Peru +51 84 225353
Andean Grill – Calle Plateros 363, Cusco, Peru +51 84 231376