Último post dá nossa viagem ao Peru e não dá para evitar uma certa nostalgia.
Passamos poucos, porém intensos dias na região, momentos dos quais aguardamos muito e que foram profundamente recompensadores. Seremos eternamente gratos por tudo que vimos e vivemos por lá 😀 .

Para finalizar com chave de ouro as publicações do país (pelo menos até a nossa próxima visita), dividimos aqui em baixo algumas curiosidades e diversas fotos de Machu Picchu, aproveita 🙂 :

* A civilização Inca – que foi responsável pela construção da cidade de Machu Picchu – é a mais antiga da América do Sul, pelo que se sabe até hoje.
* O mundo tomou conhecimento do local através do relato e dos estudos do arqueólogo americano Hiram Bingham, em 1911.
* A cidade perdida foi povoada entre os anos de 1450 e 1540 por famílias de agricultores que plantavam batata e milho, principalmente. O local foi abandonado pouco antes da invasão espanhola, acredita-se que por motivos de moléstias. Outra teoria diz que a população deixou o local antes que fosse descoberto, devido seu caráter sagrado.
* Toda a cidade foi construída em pedras, que pesavam entre 10 quilos e 20 toneladas. Hoje, apenas 30% do que se vê é original.
* Huayna Picchu, a montanha que se vê no plano de fundo das clássicas fotos da cidade está a 2.720 de altitude e possui uma trilha que só pode ser acessar por 200 pessoas ao dia. O ingresso para a trilha deve ser adquirido no momento da compra do ingresso de entrada ao santuário de Machu Picchu.

* É possível ir de Cusco até Machu Picchu a pé, cruzando a famosa Trilha Inca e economizando com isso a passagem de trem. Mas você vai precisar de pelo menos 4 dias para percorrer o caminho além de muita disposição para enfrentar o mal de altitude.
* Machu Picchu tem 1.100 metros de altitude a menos que Cusco e está a 130 km de distância de lá. * Programe-se para visitar a cidade entre maio e setembro, os meses com menor precipitação de chuvas. A neblina também pode atrapalhar bastante, fomos em maio e por alguns momentos a neblina era tão forte que não conseguimos ver nada.
* Além dos ingressos na bilheteria é obrigatória a apresentação de um documento de identidade com foto, não se esqueça de levar.
* É proibido sobrevoar a montanha de helicóptero, também e proibida a pratica do nudismo por lá. * Existe uma família peruana que briga na justiça contra o governo do país alegando ser dona do terreno onde está Machu Picchu, de fato existe uma escritura datada de 1910.
* Os Incas construíram a cidade com técnicas contra terremotos, que são comuns na região. Lá estudiosos também estudavam astronomia e o calendário lunar e aplicavam as técnicas desenvolvidas na agricultura local.
* Uma vez por ano o Templo do Sol – uma das mais importantes construções do local – é completamente iluminado pelos raios solares, através de sua única janela, esse momento marca o início do inverno.
* Mais de 150 corpos mumificados foram encontrados no sitio arqueológico, acredita-se que a pratica de sacrifícios aconteciam nos templos de lá.
* Ah, as famosas lhamas só foram introduzidas em 1970, hoje são a alegria dos turistas 😀 .

Gostou de saber mais de Machu Picchu?
Dá pra entender porque toda a misticidade que envolve o local, não é?
Esperamos voltar logo ao Peru, esse país cheio de vida, cultura e estórias para contar e esperamos que esse post e essas fotos tenham despertado em você a vontade de ir até também 🙂 .
A gente se encontra na estrada, até daqui a pouco, no próximo post.