Sempre tivemos vontade de conhecer Penedo e aproveitamos nossa ida para Visconde de Mauá para finalmente marcar mais esse destino na nossa lista 🙂 !
Estávamos curiosos para ver sua influência finlandesa e grande foi nossa surpresa ao descobrirmos muitos outros atrativos por lá. Quer saber mais? Então vem com a gente!

Penedo é um bairro do município de Itatiaia, sul do estado do Rio de Janeiro.
Para chegar até lá saindo de São Paulo basta pegar a Rodovia Presidente Dutra e seguir até a saída para Itatiaia. São 270 km e os valores atualizados de pedágio você encontrará aqui.IMG_4463

A estória da colônia finlandesa no Brasil teve inicio no ano de 1927, quando o seu idealizador – Toivo Uuskallio – embarcou para o Brasil com a esposa e alguns amigos, segundo ele após receber um chamado divino dizendo que deveria morar aqui.

Após o período de adaptação e também de aprendizado de técnicas de agricultura local ele iniciou o projeto de fundar uma colônia finlandesa vegetariana no Brasil, recrutando pessoas e angariando fundos que o ajudaram a adquirir a Fazenda Penedo. Hoje essa é a principal colônia finlandesa do nosso país e a comunidade se preocupa em manter as tradições através de atividade culturais e encontros semanais promovidos pelo Clube Finlândia. O turismo surgiu como uma alternativa econômica depois de uma crise na indústria de cultivo e trouxe publico interessados em conhecer mais sobre os hábitos dos finlandeses.

Em Penedo encontramos uma arquitetura europeia e boas opções gastronômicas, mas o melhor de tudo foi descobrir que lá é Natal o ano todo, afinal o Bom Velhinho mora lá hahaha! O Shopping Pequena Finlândia é a grande atração já que simula uma pequena cidade nórdica, é lá que fica a Casa do Papai Noel, uma construção toda em madeira decorada com o tema natalino e moveis rústicos.

Saímos de lá fomos encontrar as cachoeiras. Todas as quedas ficam praticamente na beira da estrada, não é preciso fazer trilha, claro que essa acessibilidade e facilidade atraem mais pessoas. Nós paramos nas Três Cachoeiras e na Meu Deus, ambas lotadas então ficamos só alguns minutos e seguimos para a Três Bacias onde finalmente conseguimos curtir.
Por ser a última queda, ela é a menos procurada, apesar de ser a mais bonita em nossa opinião.IMG_4484

Itatiaia é uma região abençoada, com natureza por todos os lados, mas em Penedo não esperávamos ter esse contato tão legal com cachoeiras, em nossa imaginação era só o centrinho tipo europeu e acabou. Que nada 😀 !

Compramos diversos produtos típicos na vila e almoçamos no incrível Giardino Del Napoli, onde encontramos massas artesanais deliciosas, cerveja gelada, bons preços e o melhor, eles aceitam o Alelo Refeição #amor. IMG_4494

Depois de lá seguimos para Serrinha do Alambari, que vai ficar para o próximo post sobre essa trip animal pela região de Itatiaia e Visconde de Mauá, fica ligado 🙂 !
Dúvidas, elogios e reclamações, deixa aqui em baixo pra gente que voltamos com uma resposta.
Continue na estrada, nos vemos no próximo destino!