Escondida entre Penedo e Visconde de Mauá está a linda Serrinha do Alambari 🙂 .
Essa é uma área de proteção ambiental na encosta do Parque Nacional de Itatiaia, lugar de natureza e paz, refúgio para os campistas que se hospedam no clube de camping e aventura para os viajantes que passam por ali. Fizemos uma escala por lá durante nosso caminho para Mauá, essa foi nossa segunda parada nessa viagem, a primeira foi em Penedo (saiba o que rolou conferindo este post aqui).

Serrinha é um distrito de Resende, no sul do estado do Rio de Janeiro e seu pequeno centro fica distante dez quilômetros da Pequena Finlândia Brasileira. Uma placa na estrada indica a saída para quem procura o local, são mais ou menos seis quilômetros de estrada de terra em condições razoáveis (apesar das depressões) até as trilhas que te levam aos lindos poços da região. Foi durante esse caminho que vimos vários animais silvestres, inclusive uma família de catetos que atravessou a pista correndo, portanto, dirija com cuidado por você e por todos eles 😀 .IMG_4507O turismo por lá iniciou-se nos anos 70, com a inauguração de uma unidade do Camping Clube do Brasil, que é até hoje o principal local de hospedagem para quem quer pernoitar por lá. Eles oferecem uma estrutura completa com: banheiros com chuveiros aquecidos, pias para louça e roupas, rede elétrica, playground entre outras facilidades. Dentro do Camping estão as principais e mais acessíveis trilhas para alguns poços da região e escolhemos usar o day-use justamente para explorá-los. Pagamos R$ 13,00 por pessoa para ter acesso a todos as comodidades (exceto a sauna – cobrada à parte).

Não existem guias disponíveis no local e nem precisa, afinal só um entroncamento dá acesso a todos os poços, impossível se perder. Vale lembrar também que todas as saídas estão bem sinalizadas e que as trilhas estão em boas condições e são de nível leve, ao seja, facilmente acessíveis para todos (vimos inclusive família com bebes por lá 😀 ). Todos os poços que visitamos são lindos à sua maneira! O queridinho de todos os viajantes – Poço das Esmeraldas – estava bem cheio e não conseguimos aquela foto linda, mas curtimos um bom banho gelado para tirar a zica 😛 .IMG_4510Adoramos andar pelo clube e observar as pessoas com seus trailers e suas barracas, é um estilo de viagem completamente diferente do nosso e que um dia esperamos experimentar. Famílias inteiras – dos nenéns até os avós – curtindo a natureza, com simplicidade e amor, tocou muito nosso coração.
Esticar até Serrinha valeu muito a pena, pois expandiu muito nossos parâmetros.

Por falta de tempo não conseguimos conhecer o Poço dos Dinossauros e o Poço do Céu, que ficam fora do camping e precisam de guia, por isso voltaremos para Serrinha assim que for possível.
Nossa viagem segue para Visconde de Mauá no próximo post, não perca 🙂 !
Continue na estrada e nos vemos no próximo destino!

Planejando cair na estrada?
Aproveite os nossos links para fazer suas reservas! Nós recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada mais por isso 😀 .
– Encontre sua hospedagem pelo Booking.
– Ganhe R$100 de desconto na primeira hospedagem pelo Airbnb.
– Cote seu seguro viagem com a Real Seguros.