Pensando em uma boa opção perto de São Paulo para curtir um dia com a família, com boas opções de gastronomia, cultura e ainda belas paisagens? Holambra é o lugar certo para você.

Localizada na Serra da Mantiqueira, fazendo parte do Circuito das Águas Paulistas e distante apenas 130 quilômetros da capital, essa pequena colônia holandesa é facilmente acessível através da SP-348.
Quem sai de Sampa investe R$28,90 de pedágio para ir e o mesmo para voltar (valores atualizados aqui).

Um dia de céu aberto é suficiente para se apaixonar pela conhecida Cidade das Flores, que ganhou carinhosamente essa denominação, pois os holandeses que ali se instalaram – fugindo da Segunda Guerra Mundial que desolava a Europa no final da década de 40 e em busca de oportunidades – trouxeram o costume de plantar flores e transformaram o município no maior produtor de flores e plantas do continente, respondendo inclusive por 45% da produção nacional.

fotos-762

A cultura holandesa não ficou apenas nas flores, é possível observar influência na arquitetura, na culinária e até nas calçadas, ornamentadas com desenhos de moinhos, tamancos e tulipas.

Tanta tradição trouxe a nomeação de estância turística para a cidade em 1998.
Ressaltamos ainda que o município detém o 61° índice de qualidade de vida do Brasil e tem o melhor índice de segurança do país, atualmente.

Há 36 anos os turistas são atraídos para a famosa Expoflora, e nós já visitamos a feira alguns anos atrás, mas nossa última visita tinha como objetivo desfrutar de outros encantos 🙂 .

fotos-731

Nós nos perdemos pelas ruas, apreciando a arquitetura das casinhas.

Visitamos o Moinho Povos Unidos, cartão de visitas e ponto de parada obrigatório para todos visitantes. Cópia fiel dos tradicionais moinhos holandeses possui 38,5 metros de altura e funciona pela força dos ventos. Foi construído pelo arquiteto holandês Jan Heidra, que já construiu e reformou aproximadamente 400 moinhos ao redor do mundo e está aberto para visitação do público em geral.

Depois almoçamos no The Old Dutch, um tradicionalíssimo restaurante holandês, com cozinha fina holandesa, pratos encorpados de carnes, Kassler e sobremesas seletas de tortas e sorvetes, além de uma decoração incrível, cheia de influências.

fotos-751

Visitamos algumas lojas de artigo para jardinagem, passeamos pelas ruas do charmoso centrinho – observando as pessoas em pequenos cafés espalhados pelo caminho – e terminamos a tarde no bar da famosa Schornstein, a cervejaria catarinense (de nome praticamente impronunciável haha) que instalou uma filial em terras paulistas.

Foi um dia maravilhoso, que correu calmo e feliz, como a vida deveria ser 😀 .

fotos-745

Esperamos que essa pequena amostra tenha te inspirado a conhecer a cidade e que volte para contar para gente o que achou e quais dicas tem para dividir com outros viajantes.

Moinho Povos Unidos
Funcionamento: de quarta a domingo, das 09:30 às 18:00.
Valor: R$ 10,00 (meia entrada para estudantes e idosos)
Endereço: Alameda Maurício de Nassau, 249- Centro, Holambra.
Telefone: (19) 3802 1303
Saiba mais clicando aqui.

Cervejaria Schornstein
Endereço: Rua Rota dos Imigrantes, 2301 – Centro, Holambra.
Telefone: (19) 3802-220
Saiba mais clicando aqui.

Restaurante The Old Dutch  
Funcionamento: de terça a sexta, das 11:30 às 14:30, sábados e domingos das 11:30 às 16:00.
Endereço: Estrada do Fundão, 200 – Holambra.
Telefone: (19) 99210-0130
Saiba mais clicando aqui.

Nos vemos na próxima parada, continue na estrada 🙂 !