Durante nossa estadia no Uruguai planejamos uma pequena road trip de um dia até Maldonado, para visitar as cidades litorâneas: Punta Ballena e Punta Del Este 🙂 .

No dia da viagem, Montevidéu amanheceu de baixo de chuva 🙁 e me questionei se seria uma boa ideia ir até a praia em um dia como aquele. O Marcelo – como sempre perseverante e incrivelmente otimista – me convenceu a arriscar e lá fomos nós. Alugamos naquela mesma manhã um carro com a Puntacar e mesmo sem reserva conseguimos um veículo dentro das especificações desejadas e fomos muito bem atendidos pela equipe da locadora, por essa razão fica aqui a recomendação.

Com ajuda do GPS seguimos através da ótima Ruta Interbalnearia e ao longo de todo o percurso até Maldonado nós cruzamos duas praças de pedágio – cujos valores infelizmente não me recordo – mas de qualquer maneira serve de alerta, é importante ter dinheiro em espécie ao realizar o trajeto.

fotos-5896

Olha lá, Punta Del Este !!

Punta Del Este já foi considerado o balneário mais luxuoso da América do Sul e por lá estão as casas de veraneio de diversos políticos, magnatas e celebridades do Uruguai e países vizinhos.

Como chegamos perto da hora do almoço escolhemos aleatoriamente o Porto 5 para uma refeição de frente para o mar. De lá seguimos para o Conrad, o maior hotel casino da América Latina, não é permitido bater foto dentro das instalações por motivo de privacidade, mas ficamos impressionados a estrutura e o tanto de mesas e jogadores, coisa para gente grande mesmo.

fotos-5878

Diversão para adultos hahaha!

Seguimos finalmente para o conhecido monumento La Mano.
Construído em 1982 para o “Primeiro Encontro Anual Internacional de Escultura Moderna ao Ar Livre” pelo artista chileno Mario Irarrázabal, que optou por fazer sua obra na areia já que os demais lugares estavam disputados demais. O monumento virou uma das principais representações do país e ganhou replicas no Chile, na Espanha e na Itália.

fotos-5858

A foto mais concorrida do Uruguai.

Finalizamos nossa passagem por Punta visitando a Ponte Ondulada Leonel Viera, projetada pelo próprio Leonel em 1965 sobre o Riacho Maldonado com objetivo de facilitar a circulação é considerada uma obra única em seu estilo e atrai turistas pela sua beleza e também pelas reações engraçadas provocadas em quem passa por ela.

No caminho de volta a Montevidéu paramos em Punta Ballena para conhecer a incrível Casapueblo, sem dúvida um dos pontos altos da viagem e uma das atrações que recomendamos fortemente a todos que pretendem visitar o Uruguai. Essa incrível instalação serviu de casa de verão para o artista plástico e arquiteto uruguaio Carlos Páez Vilaró e foi projetada por ele, tendo sua construção iniciada em 1958 ao redor de uma casa de lata, que servia de ateliê para o artista. Com seu estilo grego a casa atrai turistas do mundo todo, ansiosos par presenciarem o pôr do sol de um dos seus inúmeros terraços. Além do museu, a casa abriga ainda uma galeria, um restaurante e um hotel.
Atualmente o valor do ingresso do museu para maiores de 12 anos é de $240 pesos uruguaios.

fotos-5841

Entrada do museu na Casapueblo.

Já era inicio de noite quando pegamos a estrada de volta a capital, cheios de amor no coração pelas coisas lindas que vimos ao longo do caminho. Eu devo meu agradecimento ao Marcelo, que não me deixou desistir de conhecer Maldonado e recomendo a todos uma passada por lá.

Se você já teve a chance de conhecer as praias de Punta ou tem mais dicas sobre o que fazer em Maldonado por favor, escreva aqui nos comentários, quanto mais informação melhor não é verdade?
Te vejo no próximo post e, como sempre, desejo que você continue na estrada 🙂 .